Turismo Cultural

SEXTA-FEIRA 13

Turismo Cultural
Data: 13 a 15 Setembro
Partidas de Lisboa, Coimbra e Porto

As bruxas voltaram a reunir-se à volta da fogueira e a fazer maldades!
Junte-se a elas neste passeio onde se exploram as lendas e a cultura de um povo.

Reza a lenda… As que eram casadas deixaram os homens a dormir, benzidos com as saias enquanto arresponsavam: “Eu te benzo Belzebu, com as fraldas do meu cú. Enquanto eu vou e venho, não acordes tu Ah! Ah! Ah!”, riam as bruxas. Mas o escravo corcunda viu tudo e contou aos amos. Estes, perplexos e indignados, pensaram vingar-se. Na sexta-feira 13 seguinte, fingiram dormir e enquanto as esposas os benziam levantaram-se e correram-nas à paulada, dizendo: “Eu te benzo minha desavergonhada, com o pau desta enxada”.

Estes 3 dias começam com um almoço cheio de sabores regionais em Vilarinho da Samardã. Depois do almoço segue-se para Chaves. É ali que está o hotel. Depois do check-in e de um passeio pelo centro histórico da cidade segue-se para Vilar de Perdizes e depois para Montalegre.

O jantar conta com muita animação – é a Ceia no Pote Negro – e atenção! Deve levar o seu traje a condizer com a ocasião.

Depois do jantar a animação continua, mas desta vez no Castelo de Montalegre. Comemora-se ali a Sexta-feira 13 com direito a uma Queimada das Bruxas. As sextas-feiras 13, também conhecidas como Noite das Bruxas, organizadas em Montalegre, fazem parte do seu cartaz turístico, movimentando já alguns milhares de pessoas.

Diz-se que “Eram muitas. Muitas mesmo. Vieram, não se sabe muito bem de onde, montadas na sua vassoura de giesta e aterraram nos claustros do Castelo de Montalegre, pouco antes da meia-noite da passada sexta-feira 13.”

No segundo dia regressa-se a Montalegre para visitar o Ecomuseu do Barroso e o centro histórico. Depois segue-se para Pitões das Júnias para o almoço seguido de um percurso pela aldeia.

É então que acompanhamos o circuito da arquitectura popular já na saída para Paredes do Rio. Antes do jantar (no hotel, em Chaves) passa-se por Travassos e visita-se a Torre do Boi. Prossegue-se pela Albufeira da Barragem do Alto Rabagão até Negrões onde se fará uma pequena paragem e regressa-se então ao hotel.

Chegados ao último dia, a manhã é passada em Boticas com um pequeno passeio pela zona histórica. Ali visita-se também o Centro de Artes Nadir Afonso e o Repositório do Vinho dos Mortos.

A caminho de Carreira da Lebre passa-se pelo Miradouro de Seirrãos e faz-se ali uma pequena paragem. Finalmente, o almoço acontece em Carreira da Lebre com comida regional e uma prova de Vinho dos Mortos.

Preço (3 dias):
Preço por pessoa em quarto duplo: 340€
Suplemento quarto individual 75€

Inscreva-se e solicite o DESCONTO Agenda MAIS:
5% DESCONTO

(Sobre o preço indicado)

INFORMAÇÕES E RESERVAS:
214 103 132
967 918 197
geral@agendamais.pt

O preço compreende transporte, seguro de viagem, alojamento, participação nas actividades e visitas aos diferentes locais de interesse, acompanhamento de guia turístico, 5 refeições (almoço e jantar) e 2 pequenos-almoços.
Este passeio é promovido pelo operador turístico Ponto por Ponto. Os percursos podem sofrer alterações.

About the author

Related Posts