Turismo Cultural

SANTUÁRIOS MARIANOS

Conhecer alguns dos templos Marianos de grande devoção popular no Norte de Portugal, assim como a diversidade e imponência desse património religioso é o intuito primaz deste programa.
De “mãos dadas” com este percurso está a contemplação das panorâmicas que se podem desfrutar dos miradouros destes santuários e as paisagens bucólicas deste canto de Portugal.

SAÍDA DE LISBOA, PORTO E COIMBRA
20 a 25 Abril

DIA 1
7h00 Partida em direcção a Viseu – visita ao centro histórico, à Sé Catedral de Santa Maria da Assunção e ao Museu de Arte Sacra.
13h00 Almoço. Continuação para Lamego – visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Prossegue-se para pequena visita ao centro histórico e à Sé de Lamego, consagrada a Santa Maria e S. Sebastião. Prossegue-se para o Peso da Régua – visita à Igreja de Nossa Senhora do Socorro. Continuação para Vila Real – check-in no hotel. 20h00 Jantar no hotel e alojamento.

DIA 2
9h00 Check-out, e saída em direcção da Serra do Alvão, entrando-se no Parque Natural até às Fisgas de Ermelo – paragem e contemplação. Prossegue-se por Mondim de Basto até ao Monte Farinha – visita ao Santuário de Nossa Senhora da Graça. Regresso a Mondim.
13h00 Almoço. Saída em direcção a Celorico de Basto, continuando para a Aparecida – visita ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida. Continuação por Guimarães até ao Monte da Penha – visita ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Descida de teleférico para Guimarães – percurso pelo centro histórico, com visita à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Prossegue-se para Póvoa de Lanhoso, terra da Maria da Fonte – check-in no hotel. 20h00 Jantar no hotel e alojamento.

DIA 3
9h00 Saída para visita ao Santuário de Nossa Senhora do Pilar, santuário composto por igreja construída em 1680, com pedras precedentes da antiga fortaleza do Castelo de Lanhoso. Prossegue-se para Taíde – visita ao Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave, elevado à categoria de Santuário Real por Carta Régia de 14 de Abril de 1874, e ao Museu de Arte Sacra. Continuação para o Santuário de Nossa Senhora da Lapa – paragem e visita.
13h00 Almoço. Segue-se por Vieira do Minho na direcção às Pontes do Rio Caldo, continuando para Abadia – visita ao Museu de Arte Sacra e ao Santuário Nossa Senhora da Abadia – considerado o santuário mariano mais antigo da Península Ibérica. Continuação para Santa Maria do Bouro – visita à igreja de Santa Maria, que faz parte do Convento com o mesmo nome, hoje transformado em Pousada.
Prossegue-se por Amares na direcção de Povoa de Lanhoso.
20h00 Jantar no hotel e alojamento.

DIA 4
9h00 Check-out, e saída na direcção de Braga para o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, centro de maior devoção mariana, depois de Fátima – visita guiada à Basílica, Cripta e Gruta de N. Senhora de Lurdes. Prossegue-se para o centro – visita à Sé também conhecida como Catedral de Santa Maria de Braga, e ao Museu de Arte Sacra. 13h00 Almoço. Saída para Vila Verde, terra dos lenços dos namorados, para visita ao Santuário Nossa Senhora do Alívio. Prossegue-se por Ponte da Barca e Arcos de Valdevez em direcção ao Soajo, observando a Serra do Soajo, sétima maior elevação de Portugal Continental que faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Paragem na aldeia do Soajo para visita aos Espigueiros e Eira Comunitária. Continuação apreciando as paisagens das Serras do Soajo e da Peneda até ao Santuário de N. Senhora da Peneda. Check-in no hotel.
20h00 Jantar no hotel e alojamento.

DIA 5
8h30 Check-out, e visita ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Continuação para Castro Laboreiro – pequena paragem para visita ao Núcleo Museológico. Segue-se para Melgaço – visita ao centro histórico, à Igreja Matriz antigamente conhecida por Igreja de Santa Maria da Porta, e ao Solar do Alvarinho com prova de vinhos.
13h00 Almoço. Segue-se por Monção até ao Palácio da Brejoeira – paragem e visita. Continuação por Valença e Vila Nova de Cerveira, até ao Miradouro do Cervo – paragem e interpretação da paisagem. Prossegue-se para Viana do Castelo – check-in no hotel.
20h00 Jantar no hotel e alojamento.

DIA 6
9h00 Check-out, visita ao centro histórico e ao Museu do Traje e do Ouro. Segue-se de elevador para o Monte de Santa Luzia – paragem para visita e subida ao zimbório – contemplação da paisagem. Continuação para Barcelos. 13h00 Almoço. Saída para o Monte da Franqueira – visita à Ermida do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira, cuja fundação é atribuída a Egas Moniz, e ao miradouro. Regresso à origem.

Preço:
Por pessoa em quarto duplo: 695,00€
Suplemento de quarto individual 107,00€

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
214 103 132; 967 918 197
GERAL@AGENDAMAIS.PT

DESCONTO AGENDA MAIS
5% Desconto
sobre o preço apresentado

O preço compreende transporte, seguro de viagem, alojamento, participação nas actividades e visitas aos diferentes locais de interesse, acompanhamento de guia turístico e refeições.
Este passeio é promovido pelo operador turístico Ponto por Ponto. Os percursos podem sofrer alterações.

About the author

Related Posts