Turismo Cultural

PELOS TRILHOS DE SANTIAGO

28 Abril a 4 Maio | 22 a 28 Setembro

Os Caminhos de Santiago, para além de Caminhos de Fé, são fundamentalmente Caminhos de Cultura.

Participe numa viagem incrível, durante 7 dias, até Santiago de Compostela (Espanha), com saídas de Lisboa, Coimbra e Porto.

Todo o percurso é feito entre trajectos num cómodo autocarro e caminhadas relativamente curtas, previamente pensadas e sempre acompanhadas por um massoterapeuta, de forma a que esta experiência possa ser feita por pessoas de qualquer idade.

No primeiro dia segue-se em direcção a Vila Real continuando para Vilarinho de Samardã, onde é servido um almoço regional. Depois parte-se para Chaves para conhecer o seu bonito Centro Histórico e onde se passará a noite num cómodo hotel. No mesmo hotel, todos os participantes irão participar num pequeno briefing sobre a viagem. Antes do jantar, todos poderão assistir a uma Missa em honra de Santiago.

No segundo dia o autocarro parte em direcção a Raia onde se fará um percurso pedonal, de cerca de 8 km, entre Soutelinho da Raia e Vilar de Perdizes, atravessando um território que já foi de peregrinos, de contrabando e que hoje se destaca pela medicina popular.

Já em Vilar de Perdizes, e depois de ser servido o almoço, far-se-á uma pequena visita a esta pequena localidade. Depois parte-se em autocarro até Montalegre para visitar o Castelo e o Eco Museu do Barroso. Depois segue-se em direcção a Mourilha onde todos poderão descansar no hotel.

Chegados ao terceiro dia parte-se para Espanha, atravessando a fronteira na direcção de Santiago de Rubiás no Couto Misto. Faz-se então um percurso pedonal, de cerca de 1,5 km, entre Santiago de Rubiás e Rubiás pelo “Caminho Privilegiado”, um caminho cheio de História por uma região que já foi “nem portuguesa nem galega”.
De autocarro, continua-se até San Salvador onde se concretiza mais um percurso pedonal, de cerca de 2,5 km, entre San Salvador e Allariz, duas pequenas aldeias inseridas num lindo vale arborizado, onde abundam cogumelos silvestres. Depois do almoço, faz-se uma visita guiada a Alhariz e todos poderão usufruir de algum tempo livre para passear ou simplesmente descansar. Continua-se para Ourense onde todos passarão uma noite descansada num hotel.

O quarto dia começa com um passeio pedonal, de cerca de 6 km, entre Alhariz e Santa Mariña de Augas Santas, atravessando densos Carvalhais, soutos de castanheiros, ribeiros e lameiros numa paisagem bucólica. Depois de uma visita ao centro histórico desta bonita localidade continua-se de autocarro até Ourense para um percurso pedonal, de cerca de 6 km. Estes são pontos de paragem obrigatória para quem percorre os Caminhos de Santiago.

Depois do almoço, pode conhecer o centro histórico de Ourense e a sua Catedral. A noite passa-se num hotel desta mesma cidade.

O quinto dia começa também com um passeio pedonal, de cerca de 2,5 km, entre Curdeiro e Sartédigos, num caminho rural que atravessa as aldeias, deixando para trás a bonita paisagem sobre o vale de Ourense.

A continuação faz-se de autocarro até Bouzas para um percurso pedonal de cerca de 4,5 km, entre Bouzas e Faramontaos num trilho ainda com traços da calçada antiga, passando por uma bonita parte medieval sobre o rio Barbantiño. Segue-se depois para O Carballiño para um reconfortante almoço.

O objectivo final do dia é chegar a Lalin para pernoitar num hotel ali situado. No caminho, faz-se uma paragem por Ouseira para visitar o seu Mosteiro.

No penúltimo e sexto dia deste grande passeio sai-se de autocarro até Prado para um percurso pedonal de cerca de 4 km, com destino a Silleda e passando pela ponte medieval de Taboarda e pelo Pazo de Transfontao, um espaço único em beleza natural.

Já depois do almoço, segue-se em autocarro até Piñero, onde um percurso pedonal de cerca de 5 km, nos leva até Santiago de Compostela. À medida que se vai caminhando começa a avistar-se a grande Catedral e a emoção aumenta.

Já em Santiago, a entrada na cidade faz-se pela porta de Mazarelos, a única que resta da muralha antiga da cidade. O resto da tarde é livre para cada um fazer um passeio à sua vontade ou para simplesmente descansar no hotel onde será passada a noite.

Chegados ao último dia deste tão rico programa, um guia local levará os participantes até ao centro histórico para uma visita guiada que inclui entrada na imponente catedral. Depois do almoço, com a alma cheia, faz-se o regresso a casa.

Preço (7 dias):
Quarto duplo por pessoa: 925€
Suplemento quarto individual: 166€

INFORMAÇÕES E RESERVAS:
214 103 132
967 918 197
geral@agendamais.pt
DESCONTO Agenda MAIS
5% DESCONTO

O preço compreende transporte, seguro de viagem, alojamento, participação e visitas aos diferentes locais de interesse, acompanhamento de guia turístico e de guia local em Santiago de Compostela, acompanhamento de um massoterapeuta, 13 refeições.
Este passeio é promovido pelo operador turístico Ponto por Ponto. Os percursos podem sofrer alterações.

About the author

Related Posts