Turismo Cultural

OS TEMPLÁRIOS E O MUNDO OCULTO

Embarque numa viagem e experiência imersiva ao coração de Portugal, na qual os visitantes irão ser guiados por histórias que os transportam, numa busca imaginária de mundos ocultos, onde o natural e o espiritual coabitam de forma harmoniosa.

Partidas de Lisboa
Paragens: Vila Nova da Barquinha, Almourol, Constância, Dornes, Tomar
Duração: 1 Dia
O passeio realiza-se todas as Quartas-Feiras com um mínimo de 2 pessoas.

A região central do país é marcada pela sua herança medieval, onde a História surpreende os viajantes pelos testemunhos que foram deixados ao longo de vários séculos.

Seguindo as margens do rio Tejo, encontra-se o Castelo de Almourol, situado no topo de uma pequena ilha no rio, um dos mais emblemáticos castelos pertencentes aos Cavaleiros Templários. Entre o rio Tejo e o afluente do Zêzere, a aldeia ribeirinha de Constância e a misteriosa Torre Templária de Dornes. A caminho de Tomar, um lugar onde a lenda e a realidade se encontram de uma forma tão peculiar, com paisagens e monumentos de tirar o fôlego.

PROGRAMA:
A saída de Lisboa acontece pelas 8:30h. Segue-se em direcção a Vila Nova da Barquinha para visita ao Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA) facilitando o contacto com a História e com as lendas inseparáveis do Castelo.

A chegada ao Castelo de Almourol é feita por barco, subindo o rio Tejo. Este castelo constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar do século XI, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Cavaleiros Templários, associação que reforça a aura de mistério e romantismo da região.

A vila de Constância, onde os rios Zêzere e Tejo se fundem, é conhecida como a “Vila Poema”, também famosa por ter sido a casa do grande poeta português do século XVI, Luís Vaz de Camões, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. Disfrute então de um almoço, por entre o verde da paisagem e o azul do rio.

A Torre Templária de Dornes, construída sobre vestígios romanos pelos Cavaleiros Templários nas margens do rio Zêzere, como uma torre de vigilância defensiva, marca um exemplo raro de arquitectura militar dos tempos da Reconquista Cristã devido à sua forma pentagonal invulgar. A torre possui as vistas mais deslumbrantes da paisagem circundante e do sereno rio azul, constituindo um dos pontos turísticos mais importantes da região.

O Castelo de Tomar, que constitui um impressionante legado dos Templários depois de ter sido sede desta Ordem em Portugal, engloba a chamada Linha do Tejo, que fazia parte da Reconquista pelos Templários dos territórios dos reinos muçulmanos.

Depois da visita ao Castelo, poderá explorar a Floresta Nacional das Sete Colinas, conhecida como “Mata dos Sete Montes”, e passear pelas ruas medievais de Tomar até aos jardins e às margens do Rio Nabão.

Sinta assim magia do Convento de Cristo este grandioso complexo monumental que mereceu a classificação de Património da Humanidade, pela UNESCO.

Há agora tempo para um passeio pelo centro histórico de Tomar e visitar a Igreja de São João Baptista, uma igreja católica manuelina do século XV localizada na praça principal da cidade.

Fique também a conhecer a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVI, destinado a ser o panteão funerário do Rei D. João III de Portugal e localizada na freguesia de São João Baptista, no concelho de Tomar, designado Monumento Nacional em 1910.

O Convento de Santa Iria é outro dos pontos de passagem. Foi construído no século XVI, no local de um edifício antigo erguido antes da fundação do castelo. Localiza-se nas margens do rio Nabão, no local onde Santa Iria foi martirizada por ordem de Britaldo. No exterior, abaixo de um nicho contendo uma estátua de Santa Iria, há um relevo de pedra representando um touro cujo significado está relacionado com o Rei Arthur e a lenda do Santo Graal e a Mesa Redonda.

Termine esta experiência imersiva, num restaurante temático de ambiente único, com um jantar tipicamente medieval.

Preço (1 Dia): 160€

Inscreva-se e solicite o DESCONTO AGENDA MAIS:
5% DESCONTO
(Sobre o preço indicado)

INFORMAÇÕES E RESERVAS:
214 103 132; 967 918 197
geral@agendamais.pt

O preço inclui transportes, seguros associados, guia e entradas nos monumentos indicados, 2 refeições.
Este passeio é promovido pelo operador turístico Special Pursuit.

About the author

Related Posts