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OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

Caminhar é excelente para as articulações. Seis mil passos por dia mantêm a saúde e a integridade das suas articulações e evitam as limitações impostas pela osteoartrite do joelho. Se sofre deste mal mexa-se já!

Esta conclusão surgiu de um estudo levado a cabo pela Universidade de Boston e de outras instituições americanas. A pesquisa durou dois anos e centrou-se na medição de quantos passos 1 788 voluntários com osteoartrite nos joelhos davam numa semana. Concluiu-se que seis mil passos por dia evita os incómodos decorrentes da patologia. Comece aos poucos, com cerca de três mil passos diários e, aos poucos, aumente até alcançar os seis mil. Se conseguir ande ainda mais, só ganhará com isso.

Exercício mantém as “juntas” lubrificadas

São vários os motivos que fazem as caminhadas deixarem as articulações mais resistentes. Um deles é regular a produção do chamado líquido sinóvia, uma substância que abastece a cartilagem de nutrientes e, consequentemente, garante a integridade dessa estrutura, responsável por impedir o doloroso atrito entre um osso e outro. Em outras palavras, mexer-se bastante mantém nossas dobradiças naturais lubrificadas. Caminhar também fortalece os músculos das pernas, amortecendo o impacto sobre as articulações. Por todos estes motivos, mexa-se!

Registe os seus passos

Pedômetro – Fácil de encontrar e leve para transportar, este aparelho fácil deve ser o seu melhor amigo na altura da caminhada. Pode coloca-los na cintura, nos ténis ou no pulso.

Aplicativos – Se leva o seu telemóvel sempre que vai caminhar, outra forma ótima de contar os passos é usar um programa específico para o efeito.

Pulseiras – Este acessório regista a qualidade do sono, as calorias gastas e os passos dados ao longo do dia. Esta opção permite ainda guardar os dados no computador.

 

Artigo desenvolvido por Bliss Natura

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