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O PODER DA PROTEÍNA

Saiba como funciona a proteína que ingerimos e como pode ser chave para alcançar e manter uma boa saúde.

O que são as proteínas?
As proteínas são um nutriente essencial, feitas de pequenos blocos chamados – aminoácidos. No organismo elas desempenham diferentes funções e são vitais para: reparar o músculo, ossos, cabelo e unhas, mas não ficam por aqui!

As proteínas fornecem energia e desempenham um papel fundamental na manutenção do sistema imunitário, na síntese de enzimas e hormonas e ainda no transporte de outros nutrientes ao longo do nosso organismo.

As proteínas podem também ajudar na reparação e recuperação após doença e cirurgia, feridas, quedas e fracturas. Suportam um envelhecimento saudável e contribuem para uma melhor gestão do peso corporal.

Contudo, ao contrário dos hidratos de carbono e das gorduras, as proteínas não podem ser armazenadas no organismo e, como tal, devem ser ingeridas diariamente para se manter saudável.

Qual a quantidade de proteína necessária?
Todas as pessoas são diferentes, e como tal as necessidades em proteína variam de acordo com factores como: idade, peso, nível de actividade física e o estado de saúde em geral.

Para adultos saudáveis com mais de 18 anos a recomendação é um mínimo de 0,8g de proteína por cada Kg de peso corporal. Assim uma mulher com 50 anos de idade e 68Kg deveria ingerir pelo menos 54g de proteína por dia.

Para adultos com mais de 65 anos os especialistas recomendam ainda uma quantidade superior, cerca de 1,1g de proteína por Kg de peso corporal. Significa que uma senhora com 65 anos de idade e com 68Kg deveria ingerir cerca de 75 gramas de proteína por dia.

É também importante considerar esta distribuição ao longo do dia e não apenas em duas refeições. O ideal será garantir entre 20 a 35g no máximo de proteína por cada refeição. Esta separação poderá ajudar a preservar o músculo e ser mais eficiente na utilização da proteína por parte do organismo.

Como garantir que ingerimos a dose certa de proteína?
A proteína encontra-se numa enorme variedade de alimentos. Fontes de proteína animal incluem a carne de frango, porco e vaca, o peixe, ovos e lacticínios como o leite, iogurte e o queijo. Fontes de proteína vegetal incluem alimentos como a soja, cereais integrais, nozes e leguminosas.

Em geral, as fontes de proteína animal são consideradas de elevada qualidade ou completas porque contêm todos os aminoácidos essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue produzir e por isso precisa que sejam repostos pela alimentação. As fontes de proteína vegetal por norma carecem de alguns aminoácidos, com excepção da soja e da quinoa.

Independentemente da fonte que melhor se adequa a si, a ingestão de proteína é uma forma eficiente de garantir as necessidades energéticas uma vez que cada grama de proteína fornece 4 Kcal, comparativamente à gordura que fornece 9 Kcal por cada grama. Os especialistas referem que entre 10 a 35% do total de Kcal ingeridas deverá vir da proteína.

Conteúdo fornecido por Meritene® – Nestlé HealthScience

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