Saúde
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DURMA BEM, PELA SUA SAÚDE

Nada como uma noite reparadora para ajudá-lo a fazer face a todas as vicissitudes do dia-a-dia. Aprenda a ter um sono saudável porque, dessa forma, só terá a ganhar!

Dormir pouco, ter um sono inquietante ou não pregar olho torna-se, ao longo do tempo, desgastante, stressante e perigoso para a sua saúde. Há pessoas que têm dificuldades em dormir, outras não têm muito tempo para isso, outras acham que fechar os olhos é perda de tempo. Nada mais errado, até porque está comprovado cientificamente que uma boa noite de descanso, com um sono tranquilo e reparador, é meio caminho andado para que o seu organismo esteja saudável por dentro e por fora.

Existem determinados problemas de saúde que, sendo eles físicos ou psicológicos, afetam o descanso noturno de certas pessoas. Se acordou com a sensação que nada descansou, é sinal que deve perceber qual a causa para esse efeito e agir de imediato.

Na verdade, o sono não assume apenas um papel revigorante; ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite devido a distúrbios como apneia e insónia, pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos. Quando temos um sono de má qualidade, isso acaba por desorganizar o metabolismo e por prejudicar a síntese de algumas hormonas, favorecendo diversas doenças tais como como obesidade e depressão.

Benefícios de dormir bem
Para além de lhe dar mais energia, de o ajudar a lidar melhor com o stress e de o auxiliar a atingir o bem-estar geral, uma boa noite de sono oferece-lhe muitos outros benefícios. Ora veja:

– Coração saudável
Segundo os especialistas, uma fraca qualidade de sono está ligada a problemas cardíacos, desde tensão arterial elevada a enfartes. Perturbações no período de sono poderão levar a um aumento das hormonas do stress, como o cortisol. Esse aumento obriga o coração a responder, trabalhando a um ritmo maior, não se conseguindo o descanso necessário.

– Previne o aumento de peso
A insónia agrava a produção da hormona que regula o apetite e leva a uma diminuição da leptina, responsável por avisar o corpo de que estamos saciados.

– Fortalece o sistema imunitário
Um tempo de sono de qualidade mantém as células e as proteínas do sistema imunitário activas, melhorando a capacidade de combater doenças.

– Melhora a vida sexual
Um sono estável e de qualidade mantém os níveis de testosterona altos, previne problemas de erecção e garante que nunca se está exausto para o sexo. Há diversos estudos que demonstraram que homens que dormem menos de seis horas por noite têm níveis de testosterona mais baixos, o que leva a uma diminuição do desejo sexual.

– Pode prevenir dores de cabeça
A privação de sono também tem um papel indirecto nas dores de cabeça, ao fazer com que se fique menos capaz de lidar com stress e ansiedade, dois dos factores que levam a enxaquecas, mesmo quando se descansou bastante.

– Estimula o humor
Está provado que quem dorme melhor é mais optimista, tem mais energia e está menos exposto a raiva e frustração, contrariamente a quem sofre de insónias que tem maior tendência a tornar-se irritável, estando muito mais vulnerável ao stress e ansiedade.

– Reforça as relações
Tendo em conta que a privação de sono aumenta o stress e torna as pessoas mais impacientes, torna-se clara a maior probabilidade de discussões e uma redução de empatia.

– Fortalece a memória
As pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia-a-dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir. Isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando algumas habilidades tais como memória e aprendizagens.

– Previne a depressão
As hipóteses de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa podem ser menores se ela dormir entre seis e nove horas por dia.

– Favorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, o nosso corpo começa a produzir a hormona GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir – por conta disso, pessoas que têm o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar essa hormona.

– Controla a Diabetes
Os diabéticos que sofrem de um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controlo da doença mais difícil.

– Melhora o desempenho no trabalho
Quem tem constantemente o sono interrompido ao longo da noite ou quem não dorme o suficiente, não consegue atingir os estágios mais profundos do sono e, por isso, não descansa de forma adequada.

Como vê não faltam argumentos para que cuide da sua saúde, nomeadamente da qualidade do seu sono. Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Durma bem, pela sua saúde!


Conteúdo fornecido por Bliss Natura

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