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ALIMENTOS ESSENCIAIS A INCLUIR NA DIETA DEPOIS DOS 50!

Quer seja uma pessoa interessada em perder peso depois dos 50, manter uma dieta baixa em colesterol, ou simplesmente aprender mais sobre alimentação saudável e desfrutar destes benefícios, juntámos alguma informação para que consiga juntar este expertise à sua alimentação diária!

Alimentação saudável depois dos 50…
Uma pergunta frequente quando falamos em alimentação e nutrição é: “Porque é a alimentação equilibrada importante?”. A resposta é simples: uma dieta variada e equilibrada ajuda-o a obter a percentagem certa de nutrientes para que esteja sempre no seu melhor, o que por vezes se pode tornar difícil à medida que vamos envelhecendo uma vez que a absorção de nutrientes é menos eficiente.

A proteína mantém os músculos fortes!
Sabia que a proteína é o segundo elemento mais abundante no organismo depois da água? E não são apenas as pessoas que praticam ginásio, ou os bodybuilders, que se devem preocupar com a quantidade de proteína ingerida – todos nós devemos ter este factor em atenção! A proteína ajuda à manutenção da massa muscular, que por sua vez permite que se mantenha forte, que se consiga movimentar e previna as dores articulares, assim como outras condições debilitantes.

Onde podemos encontrar proteínas: Não só na carne e no peixe, pois também há bons níveis de proteína nos ovos, frutos secos e produtos derivados do leite.

Vitaminas e Minerais para músculos, ossos e forma física
Todas as vitaminas e minerais são importantes para o organismo, contudo à medida que envelhecemos o cálcio e a vitamina D tornam-se em dois dos mais importantes, sobretudo para músculos e ossos.

O Cálcio não é apenas necessário para ossos saudáveis, que se tornam mais frágeis à medida que envelhecemos, mas por outras variadíssimas funções que desempenha, como a circulação sanguínea, a função muscular e a transmissão dos sinais nervosos.

Onde encontrar cálcio: elevadas fontes de cálcio incluem o iogurte, leite e alguns tipos de queijo como a mozzarella.

O organismo absorve este cálcio com a ajuda da Vitamina D, que pode ser obtida pela exposição solar e pela dieta. Também quando envelhecemos reduzimos a nossa capacidade em aproveitar a luz solar e o tempo que passamos ao sol, por isso é recomendado o aumento da sua ingestão.

Onde podemos encontrar vitamina D: aumente os níveis de vitamina D através da ingestão de peixes gordos como o salmão, fígado, alguns tipos de queijo ou gema de ovo. Também poderá ser uma boa ideia marcar umas férias num sítio onde possa apanhar Sol!

Gordura, Hidratos de Carbono e Fibra para protecção, energia e digestão
Estes nutrientes não lhe são desconhecidos, mas será que sabe o porquê de serem importantes para o organismo?
A Gordura é essencial para fornecer energia e suportar o crescimento das células, assim como proteger os nossos órgãos. São também essenciais para ajudar o organismo a absorver nutrientes vitais. Contudo é importante ter alguma moderação uma vez que cada grama corresponde a 9 Kcal!

Onde podemos encontrar gordura (saudável): salmão, abacate, azeite e frutos secos.
Os Hidratos de Carbono deveriam ser a principal fonte de energia numa dieta equilibrada. São digeridos em pequenas moléculas de glucose (açúcar) antes de serem absorvidos para a corrente sanguínea, que é aquilo que o corpo usa como fonte de energia – particularmente importante quando envelhecemos.

Onde encontrar hidratos de carbono: feijão, ervilhas, cereais integrais e vegetais, todos eles hidratos de carbono complexos, que ajudam a controlar a ingestão elevada de açúcares simples.

A Fibra tem sido sugerida em alguns estudos como essencial para um envelhecimento saudável – não só pode ajudar a prevenir doenças, como se tem sugerido que quem inclui a dose diária recomendada de fibra na sua dieta tem uma maior probabilidade de viver uma vida longa e saudável.

Onde encontrar fibra: cereais integrais, fruta e vegetais poderão ser boas opções para aumentar a ingestão de fibra.
Se tem dificuldades em nutrir o seu corpo com todos os nutrientes necessários, apenas com recurso à dieta, não se esqueça de que os suplementos nutricionais podem dar uma ajuda.

Antes de fazer alguma alteração na sua dieta ou suplementação, deverá sempre consultar o seu nutricionista, médico ou farmacêutico.

Conteúdo fornecido por Meritene® – Nestlé HealthScience

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