Saúde
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DEMÊNCIA – DIMINUIR O RISCO

Infelizmente, os grandes factores de risco para a demência – a idade e os genes – não são possíveis de controlar. Não se sabe ainda como se pode prevenir ou curar a demência, mas existem muitas coisas que se pode fazer para manter o cérebro saudável com o avançar da idade. É fundamental adoptar um estilo de vida saudável e alterar os hábitos que possam ser nocivos para a nossa saúde.

Saiba que nunca é demasiado cedo para começar a cuidar da sua memória. As mudanças que ocorrem no nosso cérebro e que podem resultar em demência, começam a formar-se décadas antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Tenha atenção às 7 dicas que contribuem para reduzir o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer e outras demências!

Lembre-se do seu Cérebro
Manter o cérebro activo permite fortalecer as ligações entre as células cerebrais, contribuindo para uma mente saudável.

• Faça actividades que envolvam novas aprendizagens;
• Faça jogos de raciocínio, como palavras cruzadas, puzzles de letras e números, jogue xadrez, damas ou cartas;
• Leia, escreva, converse, use o computador, aprenda uma nova língua, tire um curso;
• Participe em actividades culturais, como assistir a jogos, concertos, ir a museus ou galerias de arte;
• Procure descobrir quais os seus passatempos preferidos e pratique-os. Exemplo disso são actividades como a pintura, a costura ou a carpintaria;
• Mesmo em casa, mantenha-se activo: cozinhe novos pratos ou dedique-se ao seu jardim.

Lembre-se da sua alimentação
Uma alimentação equilibrada e saudável promove um cérebro saudável.

• Escolha carnes magras, como o frango e os produtos lácteos com pouca gordura. Evite a manteiga, alimentos fritos, doces, bolos e bolachas;
• Prefira gorduras insaturadas: azeite, óleo de girassol, abacate, azeitonas, nozes, sementes e peixe;
• Consuma ácidos gordos ómega 3: soja, margarina, peixe (especialmente os gordos, como o salmão, a cavala, o atum e a sardinha);
• Consuma alimentos ricos em antioxidantes: ameixas, uvas passas, mirtilos, espinafres, couves-de-Bruxelas, brócolos, beterrabas, abacates, laranjas, uvas vermelhas, pimenta vermelha, cerejas, kiwis, cebolas, milho e beringelas;
• Prefira bebidas ricas em antioxidantes: chá verde, sumos de frutas, legumes e vinho tinto (com moderação);
• Consuma alimentos ricos em ácido fólico: laranja, morango, banana, espinafres, espargos, brócolos, couve-de-Bruxelas, repolho, couve-flor, lentilhas, feijão, grão-de-bico e cereais integrais;
• Consuma alimentos ricos em vitamina E: óleos vegetais, nozes, vegetais de folhas verdes e cereais integrais;
• Consuma alimentos ricos em vitamina B12: carne, frango, peixe, leite e ovos.

Lembre-se do seu corpo
O exercício físico estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro. As pessoas que se exercitam regularmente têm menos probabilidades de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Estas condições estão também associadas a um risco maior de desenvolver demência. Por isso, pratique exercício físico para o bem da sua saúde:

• Exercite o seu corpo, pelo menos, 30 minutos por dia. Pode andar, dançar, correr, andar de bicicleta, nadar, passear pelo jardim… tudo o que coloque o seu corpo em movimento e faça o coração bater com mais força;
• O treino de resistência ou peso ajuda a desenvolver a força muscular, coordenação de movimentos e mantém a densidade óssea;
• Trabalhe a flexibilidade e equilíbrio, com actividades como a dança, alongamentos, Tai Chi, Pilates e Yoga.

Lembre-se da sua saúde
Ao realizar check-ups regularmente, consegue detetar eventuais problemas assim que eles surgirem. O tratamento torna-se mais fácil e as consequências serão também menores.

• Controle a sua tensão arterial;
• Controle o seu colesterol;
• Controle os seus níveis de açúcar no sangue;
• Controle o seu peso.

Lembre-se da sua vida social
Ter uma vida social activa, participar em actividades de lazer e conviver com outras pessoas ajuda a manter o seu cérebro saudável.

• Mantenha o contacto com a família e amigos;
• Participe em clubes sociais, culturais ou outros grupos;
• Envolva-se em trabalhos comunitários ou torne-se voluntário;
• Saia e converse com os seus vizinhos, amigos ou mesmo com os trabalhadores do supermercado ou café a que habitualmente vai.

Lembre-se dos seus hábitos
Evite maus hábitos:

• Não fume;
• Não consuma bebidas alcoólicas em grandes quantidades e beba com moderação;
• Não prescinda das suas horas de sono e de descanso. Dormir faz bem à saúde.

Lembre-se da sua cabeça
Proteja a sua cabeça para reduzir os riscos de desenvolver demência.

• Evite bater com a cabeça;
• Use sempre cinto de segurança;
• Atravesse sempre na passadeira;
• Use sempre capacete de segurança ao realizar algumas actividades como andar de mota, bicicleta, skate, patins ou fizer equitação.

E lembre-se: É importante lembrar-se da sua memória em todas as idades.
A magia das 7 dicas está na forma como elas funcionam em conjunto.
Quando conjuga as 7 dicas nas suas atividades do dia-a-dia, maximiza os benefícios e consegue resultados bastante mais favoráveis!

Os seus hábitos e estilo de vida podem fazer uma grande diferença na sua saúde, assim como reduzir os riscos de desenvolver Doença de Alzheimer ou outras formas de demência.

Nunca é cedo demais para que se Lembre da sua Memória!

Conteúdo fornecido pela Associação Alzheimer Portugal

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