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CÁLCIO PARA TODA A VIDA!

Costumamos ouvir dizer que o cálcio é muito importante para os ossos, mas saiba que este não é o seu único papel! Este mineral também é essencial para os músculos e para o coração. Não espere mais… inclua-o na sua dieta. Fique a saber como!

Este mineral é encontrado em abundância no nosso organismo. Sabia que cerca de 2% do nosso peso é de cálcio? E que, de o todo cálcio presente no corpo, 99% está concentrado nos nossos ossos e dentes? O restante pode ser encontrado na corrente sanguínea e é responsável por agir juntamente com a vitamina K na coagulação do sangue. Dessa forma, o cálcio ajuda na contracção dos músculos e no seu relaxamento, regula os batimentos cardíacos, auxilia na transmissão de estímulos nervosos e ainda combate a hipertensão.

Aliado no combate aos quilos a mais
Para além de intervir em processos importantíssimos para a saúde do organismo em geral, o cálcio ajuda a não engordar, porque interfere na formação de células adiposas e cria uma barreira, fazendo com que a gordura consumida não seja totalmente absorvida pelo organismo.
Está comprovado que pessoas com deficiência de cálcio acumulam mais gordura, principalmente na zona abdominal, contribuindo para a famosa barriguinha. Além disso, também ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por isso, é ideal manter a ingestão diária recomendada.

Em todas as fases da vida…
Ao contrário do que se pensa, o consumo de cálcio não deve restringir-se à infância, deve estar presente na alimentação durante todas as fases da vida. Aos 35 anos, atingimos o ápice de cálcio no nosso organismo. Depois dessa idade, mais ou menos a partir dos 40 anos, começa a ocorrer um declínio acelerado, fazendo com que o ser humano perca cerca de 1% de massa óssea a cada ano. Uma dieta pobre em cálcio na fase adulta pode levar a problemas como osteomalacia (deformação dos ossos) e osteoporose, que é a degeneração progressiva dos ossos, o que ocasiona fracturas, especialmente em pessoas mais idosas. Desta forma, é extremamente importante redobrar as atenções a partir dos 50 anos, principalmente as mulheres, que apresentam perda óssea mais acelerada, em especial na menopausa, período durante o qual se regista uma queda abrupta na produção de hormonas femininas, responsáveis por ajudar as células a fabricar novos tecidos ósseos.

Fontes de Cálcio
As fontes mais ricas em cálcio são o leite e os seus derivados (lácteos). Caso a pessoa seja intolerante à lactose, a soja (e produtos à base de soja) é um óptimo substituto. Outros alimentos ricos em cálcio são peixes (sardinha e salmão), aveia, avelã e verduras verde-escuras, como agrião, couve e brócolos.

Pode ainda incluir no cardápio cebola, salsa, batata doce, milho e alface. No que toca à fruta, a laranja e o açaí são óptimas fontes.

Fique ainda a saber que a prática de exercício físico ajuda na absorção do mineral. A vitamina D é outra grande aliada do cálcio quando se fala de absorção. Por isso, nada melhor do que apanhar um pouco de sol todos os dias.

Suplementos
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Artigo desenvolvido por Bliss Natura

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