Turismo Cultural

ENTRE O DOURO E EL DUERO

8 a 10 de Junho
Partidas do Porto

De um lado terra, doutro terra;
De um lado gente;
Lados e filhos desta mesma serra,
O mesmo que os olha e os consente.
O mesmo beijo aqui; o mesmo beijo além;
Uivos iguais de cão ou de alcateia.
E a mesma lua lírica que vem
Corar meadas de uma velha tela.
Mais uma força que não tem razão,
Que não tem olhos, que não tem sentido,
Passa e reparte o coração
Do mais pequeno tojo adormecido.
Miguel Torga

Nesta proposta de turismo cultural, com a duração de três dias, é proposto um percurso que atravessa lugares magníficos, com paisagens de tirar a respiração e que nos reconfortam a alma.

Passamos por fronteiras que os Homens desenharam e a natureza não compreende, pela raia de dois mundos onde só o dialecto é diferente, por montes de vida, de cor, de cheiros e sabores, por paisagens inspiradoras e segredos antigos.

Ele desliza e curva, corre e lança-se sobre as Arribas, o Douro, el Duero, numa viagem de encantar à descoberta das diferenças que nós contruímos.

PROGRAMA

A saída faz-se da cidade do Porto em direcção a Figueira de Castelo Rodrigo, continuando para a Serra da Mafora, lugar que convida a uma paragem para interpretação da paisagem. A chegada ao povoado medieval de Castelo Rodrigo acontece mesmo antes do almoço. É hora de abrir o apetite com um pequeno passeio pelas suas ruas e com uma visita ao Convento de Santa Maria de Aguiar.

Castelo Rodrigo está integrada nas Aldeias Históricas de Portugal e é um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.

Depois do almoço sai-se para Escalhão para visitar o Museu Etonográfico. Segue-se depois para Barca de Alva, com paragem prevista no Miradouro da Sapinha, ponto de paragem obrigatória para quem quer apreciar a vista panorâmica sobre o rio Douro. A viagem continua até outro Miradouro – o do Penedo Durão – com uma vista talvez ainda mais surpreendente. Deste ponto é possível admirar uma paisagem deslumbrante no rio, com a ajuda dos Grifos e de outras espécies de aves, que por ali voam e nidificam.

O último ponto de paragem do dia é no poblado Salto de Saucelle, localizado na província de Salamanca (Espanha) onde fica o hotel para pernoitar e jantar tranquilamente.

No segundo dia, depois do pequeno-almoço, a estrada leva-nos até Sobradillo onde estará preparada uma prova de queijos e de vinhos, e uma viagem pelo Parque Natural Arribes del Duero – uma área protegida. Segue-se então para a pequena povoação de San Felices de los Gallegos para visitar o Museu do Azeite e o Castelo e onde se fará o almoço com sabores bem próprios da região.

Depois do almoço, segue-se viagem até Fermoselle. Este povoado foi declarado “Bem de Interesse Cultural” e encontra-se localizado no meio do Parque Natural Arribes del Duero, num ponto elevado, a cerca de 64 quilómetros da cidade de Zamora. A paragem servirá para dar a conhecer o seu centro histórico, as Casas Golgadas e o Miradouro de Torrejón.

O dia só acaba em Miranda do Douro, já no lado de cá da fronteira. Este concelho português, mantém características únicas, cheias de História, tradição e cultura.

É então momento em que os participantes poderão jantar ao som dos Pauliteiros de Miranda, os quais representam, nos dias de hoje, uma das principais atracções do nordeste transmontano. Uma forma de ficar a conhecer de perto uma dança tão particular que faz parte da cultura e tradição das terras de Miranda.

O terceiro e último dia deste fim-de-semana prolongado começa com um passeio pelo centro histórico de Miranda do Douro, que contempla uma visita à Sé e ao Museu Nacional da Terra de Miranda.

Segue-se então viagem para Freixo de Espada à Cinta – uma pequena vila manuelina – marcada ao longo dos séculos por muitos acontecimentos históricos. Um almoço será servido com sabores muito particulares desta região.

Para acabar com chave de ouro, a viagem continua depois do almoço em direcção à Praia da Congida, onde se fará um passeio de barco pelo cenário arrebatador das Arribas do Douro Internacional até à Aldeia de Ávila.
Continuação por Vila Real até à origem.

Preço (3 dias):

Quarto duplo por pessoa: 340€
Suplemento quarto individual: 51,5€
50% Desconto para crianças dos 4 aos 11 anos e Gratuito até aos 3 anos

Inscreva-se e solicite o DESCONTO Agenda MAIS: 5% DESCONTO
(Sobre o preço indicado)

INFORMAÇÕES E RESERVAS:
214 103 132
967 918 197
geral@agendamais.pt

O preço compreende transporte, seguro de viagem, alojamento, participação e visitas aos diferentes locais de interesse, acompanhamento de guia turístico, 5 refeições (almoço e jantar) e 2 pequenos-almoços.
Este passeio é promovido pelo operador turístico Ponto por Ponto. Os percursos podem sofrer alterações.

About the author

Related Posts